terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Obama´s time

1-Do Obama

Obama é um cara carismático.Dentes perfeitos, sorriso enorme, voz de barítono e simpatia para dar e vender.Como eu sei disso?Eu vi na TV, oras.Do lugar que a gente estava em Washington só daria para ver o sorriso do presidente se ele fosse um Coringa gigante.

2-Da posse

Ver a posse do primeiro presidente negro dos EUA vale a pena claro.Como passar o ano novo na Times Square, mas significa muito preparo mental e físico.Roupas, muitas roupas, preparar para a sua cara congelar, seu pé congelar, suas mãos congelarem,e em certo ponto, até seu cérebro congelar.Além das roupas, a multidão.Não, mil perdões:A MULTIDÃO.Imagine colocar 2 milhões de pessoas(com sensação epidérmica de 57 milhões)numa cidadezinha de nada,de uns 200 mil habitantes.Deve ser por isso que a entrada do Capitólio é tão grande(talvez o maior percurso da cidade), para caber todo mundo lá, quando alguém mais popular é eleito,e bota popular nisso.
Se o papa João Paulo II estivesse vivo, ele e o Obama entrariam numa disputa acirrada de popularidade.Do papa atual, claro, ele ganha de longe.Na posse, como era de se esperar, a grande maioria era negra,isso não exatamente porque o Obama é negro, mas porque o país é negro.Muitos brancos também, e já no metrô demos de cara com uma galera com a bandeira do Brasil.

3-Do discurso

Eu gostei, a galera alucinou.Aliás,na primeira vez que o nome do Obama foi citado(e a gente ainda estava no meio da multidão tentando chegar num telão)todo mundo aplaudiu, começou um coro de "Obama", e tudo mais.Acho que foi um bom discurso, condizente com o que ele disse na campanha e bastante marcante, apesar da mídia daqui não ter achado.Vai ver é porque ele falou a frase"invadí-los com canhões" numa quantidade insuficientemente norte americana.Mas gostei especialmente de "para aqueles que culpam o Oeste(leia-se os EUA) pelos seus problemas, lembrem-se de que o mundo os julga pelo que vocês constroem, não pelo que destroem".Enra, engole Venezuela!
No momento de entregar o governo, como todo mundo já viu, o Bush foi vaiado.Algumas pessoas acham de mau gosto, mas na minha opinião o povo tem mais é que se expressar mesmo.Teve gente que não contente com a vaia, ainda mostrou o dedo para o helicóptero quando ele foi embora.Ele não deve ter visto, mas penso que compreendeu o sentido da mensagem que lhe foi dada.

4-Do terrorismo

Bom, como eu estou viva, acho que a polícia foi eficiente em prevenir o terrorismo.Ou vai ver não tinha perigo nenhum, não sei.Tenho a impressão de que se fosse acontecer alguma coisa, seria obra de skinheads ou rednecks( o que seria bem complicado de prevenir), e não de árabes do terceiro mundo.Não levamos mochilas, assim como a imensa parte das pessoas, e o policiamento foi bem intensivo, de maneira que o sentimento geral era de segurança e cordialidade.

5-Dos afro americanos

Eles são, para dizer o mínimo, comunicativos.Para quem estava acostumado com o silêncio entediante de Portugal, isso é ótimo.No geral são bem simpáticos,hoje uma negra me viu com a bandeira do Brasil e disse "Oh Brasil, we love Brasil", o que é ótimo de se escutar, ainda que não seja a mais pura verdade.É esquisito para quem é do Brasil escrever "uma negra" porque parece algum tipo de racismo, mas aqui é assim, ou você é branco, ou negro.Se você for moreno é porque é latino americano,negros são negros, brancos são brancos, não há mistura.Os negros são muito orgulhosos da própria cor, quase como os brancos, mas de uma maneira mais positiva, eu acredito.E é claro que quando digo "os negros" ou "os brancos", estou generalizando, as pessoas são muito diferentes umas das outras.É sempre bom reforçar isso, já que não quero um espírito menos iluminado me acusando de racista, coisa que não sou mesmo.

6-Da parada

Não sei, estava muito frio para ficar esperando, e paradas são uma coisa estúpida.

7-Conclusão

Como gritou um cara na posse hoje: "What time is it?What time is it?IT´S OBAMA´S TIME!"

Um comentário:

Fernanda Nogueira disse...

adoreiiiiiiiiii essa descrição da posse.
A minha pessoa tbm só viu o nosso amiguinjho aí da Tv, mas em circustâncias mais confortáveis que você.
Foi doidooo mesmoooo essa posse, se os americanos quisseram que o mundo parasse pra ver uma bendita posse: Conseguiram!
Pelo menos valeu a pena.
Bjus mocinha e mocinho, saudades.